See more coverage of this event on the main IISD ENB website

We have launched a new website to better share our reports of global environmental negotiations.

As well as current coverage of new negotiations, you can find our original reports from this event by clicking here.

Reunião Ministerial Ibero-americana sobre a "Segurança Energética na América Latina: Energia Renovável como uma Alternativa Viável"
26-27 de Setembro de 2006 | Montevidéu, Uruguai
 

 

Resumo do IISD
HTML
PDF
Inglês
Espanhol
Português

Versão em Espanhol - Versão em Inglês

Cobertura diária pela rede
sf
tf
qf
qf
sf
s
d

Cobertura diária pela rede: De 26 de Setembro - 27 de Setembro

 
Destaques de Quarta-Feira, 26 de Setembro de 2006
 
 
Jorge Lepra, Ministro da Indústria, Minas e Energia do Uruguai, deu as boas vindas aos participantes da reunião e destacou que as questões energéticas requerem políticas inovativas para articularem mercados, sociedades e interesses de Estado

 

A Reunião Ministerial Ibero-americana sobre a "Segurança Energética na América Latina: Energia Renovável como uma Alternativa Viável" começou na terça-feira, 26 de setembro de 2006, em Montevidéu, Uruguai. A reunião foi preparada pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (ONUDI) em cooperação com a Secretaria da Cúpula Ibero-americana e o Ministerio da Indústria, Minas e Energia do Uruguai.

A reunião foi realizada para fornecer aos ministros y representantes du governo da região um fórum para discutir a segurança energética e para realizar um acordo sobre um programa regional de cooperação que aproveite o potencial das tecnologias de energia renovável para suprir as crescentes necessidades de energia da região, especialmente no contexto das realidades econômicas e sociais da América Latina.

Na manhã de terça-feira, Jorge Lepra, Ministro da Indústria, Minas e Energia do Uruguai, deu as boas vindas aos participantes da reunião e destacou que as questões energéticas requerem políticas inovativas para articularem mercados, sociedades e interesses de Estado a fim de garantir o desenvolvimento sustentável e a equidade no acesso às fontes energéticas na região. Kandeh K. Yumkella, Diretor Geral da ONUDI, reconheceu o progresso da América Latina em promover a energia renovável e enfatizou a cooperação do Mercosul. Enrique Iglesias, Secretário Geral da Cúpula Ibero-americana, notou a posição privilegiada da região em relacão a recursos energéticos, afirmando que para que os recursos renováveis sejam competitivos, os combustíveis convencionais devem internalizar seus custos verdadeiros. Iglesias destacou a necessidade de reconciliar as necessidades energéticas e ambientais para aproveitar o potencial hidrelétrico e atrair investimentos neste campo. Iglesias indicou também que este momento é uma oportunidade excelente de desenvolver projetos e programas no campo da energia renovável. Além disso, ele reconheceu o papel da ONUDI, junto com o SEGIB e os governos da região, para estabelecer um Obervatório Regional para Energia Renovável, como uma rede latino-americana para o compartilhamento de informações em questões energéticas e um centro parae um centro para o desenvolvimento dos futuros projetos e programas neste campo.

O primeiro painel introduziu cenários globais de demanda e oferta de energia, assim como o potencial e as perspectivas para a região da América Latina. À tarde, dois painéis discutiram a questão da segurança energética e o potencial para fontes de energia renováveis na América Latina e as condições de mercado para a energia renovável na região. Os participantes ressaltaram a importância de melhorar os mercados intraregionais de energia, desenvolvendo fontes de energia renovável, reduzindo a dependência de óleo estrangeiro, aumentando a segurança energética; e diminuindo a vulnerabilidade dos Estados na região. Uma reunião fechada dos Ministros de Energia foi realizada à noite.

 

 

 

 

Painel sobre Perspectiva Energética Global

 

 
 

 
Jean-Paul Carteron, Fórum de Crans Montana
 
Antônio Pfluger, Agência Internacional de Energia
 
   

 
José Sérgio Gabrielli de Azevedo, PETROBRAS
 
Maitê Costa, Associação Ibero-americana de Entidades Reguladoras do Sector Elétrico (ARIAE)

 

 
 
 
Silas Rondeau Cavalcante Silva, Minister of Mines and Energy, Brazil
 

 

Segurança energética no contexto regional: o potencial das fontes de energia renovável

O painel sobre segurança energética no contexto regional enfatizou o grande potencial ainda não utilizado de  fontes de energia renovável. Wilfredo Jara, (Endesa -Spain), Mark Lambrides (Director, Regional Secretary for LAC, REEEP), Álvaro Ríos Roca (Executive Secretary, OLADE) Pablo Serra (Executive Secretary of the National Energy Commission, Chile, Moderator) José Luis Martínez Martin (Spanish Energy Club), Daniel Bouille, (Fundación Bariloche - Argentina)

 

 
 

 
José Luis Martínez Martin, Clube Espanhol de Energia
 
Mark Lambrides, Organização dos Estados Americanos

 

 
 
Daniel Bouille, Fundação Bariloche (Argentina)
 
Álvaro Ríos Roca, Secretário Executivo, Organização Latino-Americana de Energia  (OLADE)
 
Wilfredo Jara, Endesa (Chile)

 

Condições de mercado para energia renovável na região

 

   
Celia Barbato, Directora, Laboratório Tecnológico, Uruguay (Moderator)
 
Pablo Rosenthal-Brendel, Banco Interamericano de Desenvolvimento
 
Antonio Baena, Garrigues (Espanha)

 

 
 
Manlio Coviello, CEPAL
 
Cármen Fernández Rozado, ARIAE, (Espanha)
 
Xabier Viteri Solaun (Espanha)
 
Cobertura diária pela rede: De 26 de Setembro - 27 de Setembro
 
 
 
 
 
Sites relacionados
 
 

Página da Conferência
Página da ONUDI
Secretaria Geral Ibero-americana (SEGIB)
Página do Ministério da Indústria, Minas e Energia do Governo da República Oriental do Uruguai
ONUDI URUGUAI
Linkages Update
MEA-L
 

digimarc

Digimarc e o logo de Digimarc são marcas registradas de Digimarc Corporation. A "Marca D’água Digimarc Digital" da tecla da rede é uma marca registrada de Digimarc Corporation, usada com permissão.

! Alguma irregularidade nesta página? Por favor, envie um e-mail ao Digital Editor.

| Voltar para IIDS RS "Linkages" | Visite IISDnet | Envie um e-mail para o ENB |
© 2006, IIDS. Todos os direitos reservados.